O Steam revelou oficialmente neste sábado (26) a lista dos jogo de destaque de 2020 na plataforma, incluindo as categorias de Mais Vendidos, Mais Jogados, e dos Melhores Lançamentos do Ano.

Os dados analisados levam em consideração a soma de cópias vendidas, transações em jogo e conteúdos adicionais vendidos, no período entre os dias 1º de janeiro e 18 de dezembro de 2020.

Este é o quinto ano seguido em que a Valve divulga as informações sobre os principais jogos do ano no Steam.

A lista de jogos mais vendidos do ano, que leva em consideração os 100 títulos com maior receita bruta de 2020, e chama a atenção por combinar uma dose saudável de lançamentos recentes e velhos conhecidos de jogadores – além da presença de três títulos gratuitos para jogar.

Doom Eternal, Cyberpunk 2077, Among Us e Fall Guys: Ultimate Knockout estão entre os estreantes da categoria Platina, que é composta pelos 12 jogos mais vendidos da plataforma no ano.

Eles aparecem ao lado de Grand Theft Auto V, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive, Rainbow Six: Siege, Destiny 2, Red Dead Redemption II, Monster Hunter: World e PUBG – lançamentos mais antigos, mas que ainda continuam no topo da lista de mais vendidos do Steam.

Além da categoria Platina, a lista traz ainda os grupos Outuro (do 13º ao 24º mais vendido), Prata (25º ao 40º mais vendido) e Bronze: (41º ao 100º mais vendido). Confira a lista completa de jogos aqui, organizada de forma aleatória dentro de cada grupo.

A plataforma enumerou ainda quais os lançamentos mais populares do ano divididos por mês, que trouxe outubro e março como os meses mais agitados.

“Conforme montávamos a lista dos 25 mais populares do ano, ficamos curiosos em saber quais eram os meses mais representados. Outubro e março ficaram no topo: cada um dos dois meses tem quatro lançamentos na lista dos 25 mais populares do ano”, indica a equipe do Steam. “Depois deles, temos uma forte representação de junho, agosto e setembro, com três lançamentos de cada um. Infelizmente, o mês de maio foi o único sem um lançamento na lista dos 25 mais populares no ano, mas estamos na torcida por ele em 2021.”

O levantamento revela ainda quais foram os jogos de realidade virtual mais populares, os jogos que deixaram o acesso antecipado mais populares e os títulos mais jogados do ano.