Com mais de 23 milhões de jogadores ativos, Hearthstone é um sucesso incontestável. O jogo que nasceu como um derivado de World of Warcraft seis anos atrás levou a Blizzard para os celulares e abriu espaço para outras experimentações dentro da produtora californiana. Em 2021, o jogo está prestes a lançar sua nova expansão, Forjado nos Sertões, e promete muitas novidades para os fãs ao longo do ano.

Isso não significa que foi um caminho fácil de percorrer. “Foi um desafio levar uma franquia popular, como World of Warcraft, para um novo gênero”, explica a desenvolvedora Liv Breeden, em entrevista ao The Enemy na BlizzConline. “Hearthstone é sobre Warcraft, mas não é um jogo de estratégia em tempo real ou um MMO. É um jogo de cartas. Os jogadores ficaram ‘meio assim’ quando o jogo foi anunciado. É mais difícil de entender do que se trata num primeiro momento, os fãs ficaram receosos”.

“Mas uma coisa importante é que aqui na Blizzard nós não fazemos um ou outro jogo. Nós fazemos Diablo Immortal e Diablo IV. Hearthstone e WoW”, aponta Liv, ressaltando que um projeto novo da companhia não vai tomar o lugar da franquia principal e sim, complementá-la. “Nós queremos ter algo para oferecer para cada jogador. Queremos trazer mais pessoas para nossos jogos”.

Para isso, o time por trás de Hearthstone trabalha para a introdução contínua de novos conteúdos, com as cartas que entram no jogo a cada expansão, e a preservação do equilibrio do jogo. Com centenas de novas cartas todos os anos, essa é uma tarefa árdua. “Esse balanceamento nos impede de fazer algumas cartas, é meio frustrante”, brinca Liv. “Introduzir o Conjunto Essencial foi uma boa solução”, explicou.

Uma das primeiras novidades introduzidas neste ano, o Conjunto Essencial substituirá os conjuntos Básico e Clássico de cards com uma seleção cuidadosa de 235 cards (incluindo novos e já lançados), revigorando o jogo tanto para jogadores veteranos quanto novatos. Junto com o conjunto Essencial virá também o novo formato Clássico, em que os jogadores poderão montar decks e competir usando cards do conjunto original de Hearthstone da época do lançamento em 2014.

Com todo o mundo de Warcraft para usar como inspiração, não faltam possibilidades para o time de Hearthstone. “O jogo é uma celebração da mitologia de WoW”, diz o game designer Joseph Killion. “Hearthstone nos permite jogar com heróis épicos e também dar espaço para personagens e lugares diferentes, que não são tão explorados. É o caso dos Sertões, ou da Feira de Negraluna”. Para Killion, outro aspecto importante é como Hearthstone suaviza o tom sério de World of Warcraft, dando aos seus personagens um tom mais divertido.

Às vezes o que torna uma carta realmente ótima é a fala dela. Isso faz toda a diferença para popularizar ou não uma carta“, aponta o designer. Liv concorda, e acrescenta: “As melhores cartas são as que provocam reações na comunidade. Quando algumas pessoas amam uma carta e outras odeiam, essa é uma ótima carta de Hearthstone“.

Outro aspecto importante para os desenvolvedores é a facilidade de acesso ao jogo. Quando Hearthstone foi lançado, ele podia ser considerado uma ótima porta de entrada para o universo dos card games, pela simplicidade de suas regras e até mesmo as estratégias quando comparado com Magic: The Gathering ou outros jogos do gênero. Agora, com milhares de cartas disponíveis e diferentes modos de jogo, será possivel dizer o mesmo?

Eu acredito que Hearthstone ficou mais complexo ao longo dos anos, o que não é necessariamente uma coisa ruim“, diz Liv. “Nós criamos mais maneiras dos jogadores interagirem com suas cartas e muitas delas são bastante simples, damos espaço para os jogadores para criar estratégias, pois não queremos que eles fiquem entediados. Ao mesmo tempo, não queremos que os novos jogadores fiquem sobrecarregados. Por isso, o Conjunto Essencial é variado mas não é complexo. Ao entrar no jogo pela primeira vez, você não tem acesso a todas as cartas, nós introduzimos o jogo em um ritmo lento para os novos jogadores, e ele fica mais compelxo conforme você se torna mais experiente“.

Joseph concorda: “O competitivo de Hearthstone é mais complexo, mas a barreira de entrada deve sempre ser baixa“.

A próxima expansão de Hearthstone, Forjado nos Sertões, já está disponível para pré-venda. Ainda este ano sai também Mercenários, um modo de jogo solo e competitivo completamente novo que oferece aos jogadores a oportunidade de reunir e aprimorar equipes com os heróis e vilões mais poderosos de Azeroth e colocá-las à prova em uma série de batalhas táticas envolventes e dinâmicas.

Gratuito para jogar, Hearthstone está disponível para PC e dispositivos mobile Android e iOS.