A Sony reiterou mais uma vez que não pretende adotar o modelo do Xbox Game Pass para a nova Playstation Plus. Após a divulgação do relatório anual da empresa na última terça-feira (9), o CFO Hikori Totoki comentou que o formato adotado pela Microsoft seria arriscado para a PS Plus, pois a disponibilização de títulos no lançamento “deterioraria” a qualidade de jogos AAA (via VGC).
Em uma coletiva de imprensa após a apresentação do relatório, Totoki opinou que o modelo do Game Pass poderia resultar em menos recursos realocados para títulos first-party, o que poderia comprometer a qualidade dos jogos.
“Títulos AAA do PlayStation 5, caso optarmos pela distribuição deles no serviço de assinatura, talvez precisemos diminuir o investimento necessário. Isso deterioraria a qualidade do título original e isso nos preocupa. Por isso, queremos ter certeza de que gastamos os custos de desenvolvimento apropriados para ter produtos e títulos sólidos que sejam introduzidos da maneira certa”, afirmou o executivo.
Esta não é a primeira vez que a Sony reitera que não tem pretenção de seguir o modelo do Xbox Game Pass. No último mês de março, Jim Ryan, CEO da Playstation, comentou a polêmica decisão de não incluir grandes títulos da empresa na PS Plus Extra no lançamento.
“Esse não é um caminho que tenhamos percorrido. Também não é algo que vamos fazer com esse novo serviço. (…) O nível de investimento que precisamos fazer em nossos estúdios não seria possível, e achamos que o efeito indireto na qualidade dos jogos que fazemos não seria algo que os jogadores desejam”, disse Ryan em entrevista ao Gamesindustry.biz. Porém, em abril, o executivo assegurou que os assinantes poderão esperar “todos os grandes nomes” de Playstation na próxima biblioteca de jogos do serviço.
A nova PS Plus unirá o serviço antigo do PlayStation Plus e PlayStation Now em um novo serviço de assinatura com mais opções aos clientes com quatro níveis globais para assinar e mais de 700 jogos disponíveis para download ou streaming. É esperado que o novo modelo do serviço seja disponibilizado nos próximos meses. Prepare-se para o lançamento conhecendo as diferenças entre os serviços da Microsoft e Sony no nosso comparativo entre PS Plus Deluxe e Xbox Game Pass.