Recentemente, novos rumores apontaram para um possível retorno de Banjo-Kazooie, franquia clássica que teve início no Nintendo 64. Contudo, um novo jogo do urso e seu pássaro não parece estar nos planos da Rare. É o que afirmou Mike Chapman, diretor criativo de Sea of Thieves, em entrevista ao The Enemy.
Durante a entrevista, em que foi abordada a nova temporada de Sea of Thieves, o diretor desmentiu os rumores sobre o retorno de Banjo-Kazooie: “Não posso comentar isso”, respondeu Chapman. “Ouvi esses rumores e li sobre eles nas redes sociais, mas certamente não há planos para isso no estúdio. Estamos inteiramente dedicados a Sea of Thieves e temos uma segunda equipe focada em construir e definir Everwild. É sobre isso que a Rare é atualmente.”
O executivo comentou que é grande fã de Banjo-Kazooie, revelando que a série foi um dos motivos que o fez querer trabalhar na Rare. “Amo a IP [Banjo-Kazooie], amo o mundo e amo os personagens. Contudo, genuinamente não sei nada a respeito desse rumor”, reiterou Mike ao The Enemy.
Banjo-Kazooie e sua sequência Banjo-Tooie se consagraram como verdadeiros clássicos da era do Nintendo 64. Contudo, com a aquisição da Rare pela Microsoft, parte da equipe responsável pela franquia deixou a desenvolvedora e, com isso, a série tomou novos rumos com Nuts and Bolts, lançado para Xbox 360.
Em junho, o rumor sobre o retorno de Banjo veio à tona com uma declaração do desenvolvedor conhecido como Modern Vintage Gamer em um podcast (via VGC). No programa, o dev disse que ouviu de diferentes pessoas da indústria que a série voltará em breve.
Na época, ele acreditava que um novo jogo seria revelado durante a Xbox & Bethesda Showcase, o que não foi o caso.
Atualmente, toda a série Banjo-Kazooie está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S como parte do Rare Replay e do Xbox Game Pass Ultimate e Cloud Gaming. Recentemente, o primeiro jogo chegou ao catálogo de Nintendo 64 do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online.