Nesta quinta (22), o diretor de Football Manager, Miles Jacobson, revelou que a popular franquia de gerenciamento de clubes incluirá futebol feminino no futuro – embora, por enquanto, seja um trabalho em progresso.
“Gostaria de deixar uma coisa bem clara… não temos interesse NENHUM em fazer uma versão separada para futebol feminino para FM.”
“O que estamos fazendo é adicionar o futebol feminino para FM… um esporte, um jogo”, continuou. “Jogadores de FM poderão mudar tranquilamente de gerenciamento de um time masculino para um time femino e o contrário. O futebol feminino será parte de um mundo vivo que constitui cada um de seus saves; aquele mundo será simplesmente bem maior e mais variado.”
Jacobson também reforça que o investimento para esse projeto ficará na casa dos milhões, e o retorno a curto prazo não será muito significativo, devido à enorme disparidade de popularidade entre o futebol masculino e feminino.
“Mas este não é o ponto”, escreveu.
“Sabemos que nossa voz é bem poderosa, e queremos usá-la para o bem.”
O trabalho pela frente será longo, e o diretor explicou que há vários fatores a ser levados em consideração para a implementação do futebol feminino ao jogo, de dados analiíticos, circunstâncias especiais e captura de movimento própria para atletas mulheres.
“As formas corporais das mulheres são diferentes das dos homens, assim como sua estrutura óssea, por isso não temos escolha além de voltar do início e recriar todos os nossos dados de animações e captura de movimento usando jogadoras”, escreveu Jacobson. “Isto não é o simples caso de ir para um estúdio de captura de movimento por alguns dias – leva meses para acertar e aperfeiçoar os dados gerados por cada sessão de captura de movimento e fazer com que ela apareça de forma correta no motor gráfico da partida.”
“Daí há outras questões que precisamos perguntar a nós mesmos, como o quão detalhados deveríamos ser logo de cara? Há várias leituras disponíveis sobre o impacto do ciclo menstrual em treinos e lesões, mas como vamos incorporar isso sem ter um efeito significativo no gameplay? E quanto a gravidez? Se tivermos jogadoras e treinadoras grávidas no game, vamos precisar de diferentes modelos 3D para os seus diferentes estágios?”
Outros elementos, como tradução e localização para diferentes línguas, também serão levados em consideração.
Ainda assim, a equipe já está trabalhando há algum tempo nesta implementação para Football Manager, já tendo capturado duas sessões de captura de movimento com as jogadoras gêmeas Rosie e Mollie Kmita.
A Sports Interactive também criou um departamento de pesquisa de futebol feminino, procurando buscar e implementar o máximo de informações possível para a base de dados do game.
Mas, como Miles Jacobson reforça, ainda não se sabe quando o futebol feminino chegará oficialmente a Football Manager. A esperança é que, até lá, o jogo volte a ser vendido oficialmente no Brasil.