Durante sua última transmissão no YouTube, David Jaffe, ex-desenvolvedor da Sony e responsável por franquias icônicas como Twisted Metal e God of War, sugeriu que a empresa poderia já estar trabalhando em um serviço para concorrer com o Xbox Game Pass.
Quando questionado sobre o assunto no passado, Jim Ryan, atual chefe da PlayStation, havia se mostrado relutante em relação a essa ideia, mas segundo fontes de Jaffe, a comunidade deveria confiar mais na visão de negócios do executivo – que já deu a entender que a companhia ao menos considera criar algo do tipo.
Atualmente a Sony conta apenas com a PlayStation Plus e PlayStation Now, que possuem propostas diferentes do Xbox Game Pass. A PlayStation Plus, além de permitir jogatina multiplayer online, oferece mensalmente jogos gratuitos aos assinantes do serviço, mas a partir do momento que o usuário desativa sua assinatura ele perde acesso a aqueles jogos. Já no caso do PlayStation Now, serviço que não está disponível oficialmente no Brasil, assinantes tem acesso a um catálogo seleto de jogos via streaming.
Mesmo que a Sony combinasse esses serviços eles ainda não estariam em condições de concorrer com os benefícios do Game Pass, então será necessário lançar um produto novo caso a Sony realmente tenha o interesse em oferecer um serviço do mesmo tipo.
Por enquanto, não há qualquer informação oficial por parte da Sony quanto a um serviço ou projeto futuro, mas considerando que o Game Pass vem se tornando um serviço cada vez mais forte e um grande motivador para levar os jogadores a comprar consoles Xbox, é natural imaginar que um produto similar esteja nos planos da empresa.